Galeria

Barco de Fogo

COMEÇARAM OS

FESTEJOS JUNINOS

Página do Folclore Brasileiro

Barco de fogo tradicional nas festas juninas de Estancia em Sergipe

Barco de Fogo Ícone das festas Juninas Estancianas

Intitulada como Terra do Barco de Fogo, Estância cidade do Centro Sul de Sergipe, mantém uma tradição de muito mais de cem anos nos seus festejos juninos.  Conhecida antigamente como a maior produtora de fogos de Juninos, pois a febre de fabricar fogos, sem nenhuma norma de segurança, fazia com que cerca de um terço de seus habitantes se intitulassem pirotécnicos. Com isso não afastou dos acidentes constantes onde em muitos casos culminava com a morte por queimaduras de seus integrantes. A fabricação artesanal atraia e atrai ainda muitos turistas tanto nordestinos como de outros estados e paises, atraidos por conhecer parte do folclore brasileiro de perto. Um dos pontos atrativos antes do dia de São João é o Pisa de Pólvora. Reunidos em um casa ou galpão muitas das vezes improvisados em um terreno ou fundo de quintal, vários homens e mulheres inclusive crianças participam do tradicional pisa. Um grande pilao de madeira, é posto no meio do salão com muitas “mãos de pilão” socadores ao redor. Entram os tocadores para ritimar e animar a pisa que só termina nos primeiros raios de sol. Um surdo feito de tronco de madeira rustica, com uma pele de veado esticada, uma cuica, um ganzá, um recoreco feito de bambum, e chucalhos de cabaça. O som se mistura, o suor dos corpos seminus dos socadores brilham na fraca luz do local, o som da improvizada orquestra entoam cantigas muito antigas, o som da “porrada” da mão do pilão na mistura pirotécnica é cadenciada e surda, Tum ta ta tat  e Tum ta ta ta e Tum e ai vai por toda madrugada que se mistura com o cantar do galo, o latido do cachorro e vozes. As crianças são as primeiras a sair acompanhada pelas mulheres para dormir e descançar. Os homens e turistas que também já estão lá a socar a polvora, animando ainda mais o Pisa. A cachaça, o leite de onça e o tira gosto de torresmo já está acabando. Resta agora somente a água do pote ou então da geladeira, que é servido em um só copo para todos. Até que o Mestre Pirotécnico grita Pare a pólvora para rabeio está no ponto forte. 

Buscapé

Ele pega um pouco de pólvora em uma colher e faz um teste lá fora. Com o cigarro encosta na pólvora e “chuiiii” queima rápido e diz Muito bom. Hoje a noite vamos encher os buscapés, espadas e meio fogo. O enchimento da taboca também tem um ritmo mas este não é acompanhado por batucadas. No final os buscapés e meio fogo, recebem a polvora de estouro, feita com clorato e bla bla bla (por questão de ética, e segurança não publicamos a receita) e pronto está na hora de ver o buscapé rabiando…

Antes que esqueça vá conhecer Estância, aliás o nordeste no mês de junho espera por você mas dê uma passadinha em Estância. È Fácil, por ónibus, tem a Itapemirin, se for de avião várias opções e com promoções, a Gol, a Tam, Azul, Webjet, Avianca,  e as regionais se vier de Salvador ou Recife, lá voce desce no Aeroporto Internacional de Aracaju-City e é recebido após o desembarque com uma banda ao vivo de Forro, acompanhada por lindas  cabrochaças onde você recebe uma flor e panfleto da Emsetur. E quer saber de uma coisa, vá lá depois me conta.

About these ads

2 Respostas para “Barco de Fogo

  1. Lealdina Maria Nabuco Bezerra Siegler

    Sinto-me com dignidade ao ler e tomar conhecimento deste valioso trabalho para resgatar a história da minha aterra Natal…. E como estanciana deixo meu apreço e um olhar carinhoso para reminicências de um passado que deixou vivo em nossas memórias esta Estância que foi tão importante na história de cada Estanciano!…

  2. Lealdina Maria Nabuco Bezerra Siegler

    Sinto-me com dignidade ao ler e tomar conhecimento deste valioso trabalho para resgatar a história da minha aterra Natal…. E como estanciana deixo meu apreço e um olhar carinhoso para reminicências,, de um passado que deixou vivo em nossas memórias esta Estância que foi tão importante na história de cada Estanciano!…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s