Disputa Eleitoral

CIDADE DE ESTÂNCIA- SE

CASARÕES MEMÓRIAS AMEAÇADAS
MARCO DE NOSSA HISTÓRIA OS CASARÕES DE ESTÂNCIA NO INTERIOR DE SERGIPE SÃO LEVADAS OU PELA FALTA DE CONHECIMENTO OU POR NEGLIGÊNCIA DOS QUE GERENCIAM A CIDADE

Chamada pelo Imperador D.Pedro II como Jardim de Sergipe D´El Rey, Estância já foi soberana da economia para o Centro Sul de Sergipe da Cana de açucar. Cerca de 48  Palacetes cercado por  fabulosos Jardins davam um contraste muito bonito pelos azulejos policromáticos, chegados aqui na Provincia final do Século XVII e meados do Século XVIII.  Construidos pelas mãos calejadas de escravos dos Senhores de Engenhos e  ricos negociantes, Estância como  próspera e de municipio que já foi maior do que o atual, pois ia até a Parida (atual Arauá), atraia grandes comerciantes.

Vezes gerenciada pela provincia da Bahia, vezes pelo Governo da provincia Sergipana, era desprovida de porto de grande movimento. Tinha a Capivara depois a da Praia do Crasto, mas mesmo assim não deixava de produzir o que o Europeu mais apreciava que era o açucar. […]

Este ano já no Século XXI é disputada por alguns candidatos a cadeira Municipal. Todos com boas intenções mirabolantes, prometendo a todos uma boa gestão e uma porção de mágica para dirimir este ou aquele furo deixado pelo governante anterior. Mas é sempre assim. Até que pode funcionar um Tapa Buraco, mas somente se o  Provável e competente Candidato tiver panos quentes para que possa sanar com os problemas se existir. Para isto terá que contar com grandes amizades a políticos do alto escalão onde deverá aproveitar sua plataforma e prováveis metas estratégicas para tal.

Todos querem ganhar. Todos querem uma fatia. Mas há de convir que nos primeiros meses ou no primeiro ano, deverá enfrentar  problemas, e ai a nova oposição cairá de pau no vencedor. E então perguntamos. E agora Sr. Prefeito vai fazer o que?  Cadê o milagre? Já que apedrejava seu antecessor antes de estar ai sentado no mesmo lugar ainda quente daquele ou daquela que saiu. Viu que não é moleza. De fora todos nós em uma partida de Futebol somos Juizes, mas quando estamos dentro do campo tocando uma partida, ai sim… de latinhas, tomates e ovos podres serão jogados até você e oxalá não venham a te ferir com atos graves como: xingar a mãe do Juiz.

Competência, conhecimento em sociologia, antropologia, psicologia social economia política, contabilidade pública, urbanismo, saude, segurança e muito mais terá que comandar. Se você contarrâneo sente-se capaz então vai a Luta. Tente invente esta é a sua deixa de ser um grande empreendedor gerenciador municipal. Boa Sorte. Depois de Eleito vamos ouvir os prós e contras novamente e ai assim será.

Prefeitura Municipal de Estância

Deixe um comentário