Ainda há Escravos?

GRILHÕES

ESCRAVOS DO SÉCULO

Rio 14/04/11

Os Grilhões do final do Século XIX  ou os Grilhões do Século Atual? Bom mas que pergunta! A diferença está realmente na foto acima para o que se leu na história e no que  ouviu-se falar, ainda é muito  pouco. Havia muito mais instrumentos  de tortura em diversas fazendas no Brasil. O Sofrimento, a desvalorização do ser humano, tratado como PEÇA,  só tinha valor até quando servia para o trabalho, depois seu valor em Réis fazia com que muitos ficassem fazendo serviço leve.  Mal vestidos viviam sob o jugo da chibata ou  do Chicote, do Pelourinho, das cadeias, na sua maioria sujos, alguns com tuberculose, difiteria  e, sujeito a outras tantas infecções relativo à falta de higiene.  Dormiam em algumas fazendas  aglomerados em Senzalas apertadas, convivendo com outros escravos doentes. Ao se levantarem pela manhã acordados pelo feitor, recebiam  o choque do ar gelado da região do Paraíba.  Eram escorraçados, usados, pisoteados, humilhados.  Mas destes escravos oxalá tenha em algum lugar do mundo, mas agora estou me referindo aos novos escravos, mais modernos, mais sofisticados, usam a tecnologia ao seus favores.

RECIBO COMPRA DE ESCRAVO

O documento acima é um Recibo de Compra e Venda de escravos cujo movimento contábil era extraido o valor do Imposto para a corôa. Em nossa linha do tempo o Escravo do Século XXI é o corrupto que se deixa vender por alguns dólares. Com o tempo os diversos nomes de processos envolvendo corrupção na política brasileira foram manchetes em toda a imprensa. Todas elas envolvem grandes somas de dinheiro. São muitos os casos, como roubo, desfalque,  muitas delas bem arquitetados com utilização do dinheiro público.  Casos como INSS, PC no governo Collor, Mensalão no primeiro governo Lula, Juiz em São Paulo, e não para por ai, o desvio do dinheiro por outros caminhos. Todos  os casos de corrupção são de pessoas vendidas  alguma vez por migalhas, outras com altas somas.  Desde uma propina de dez reais a mais de dez milhões. Estes são os escravos do nosso século.

Para finalizar uma boa notícia. Singapura segundo reportagem exibida no programa do Fantástico do dia 10 faz afirmação de que lá não existe corrupção. Que tal um pouco desta dose para o Brasil?

Deixe um comentário